29 de outubro de 2008

Livre arbítrio

Perguntam sempre, sobretudo no que diz respeito à astrologia ou ao tarot: Então e o meu livre arbítrio?

"Temos livre arbítrio porque não somos perfeitos", ouvi eu uma vez de um dos meus professores, dito assim, com uma simplicidade quase assustadora.
De facto, se fossemos perfeitos, todos saberiamos o que seria correcto fazer. Creio que os polícias, os juízes, etc. teriam todos funções bem diferentes.
Todos teríamos consciência do UNO, que implica que, quando faço mal a alguém, quando magoo o outro, me estou a magoar a mim!
Tal como um estudante que pode escolher não estudar, e que terá má nota no teste. Os pais podem ficar muito aborrecidos. Mas, no fundo, quem é o maior prejudicado pela escolha que fez? De que futuro se trata? (Este exemplo até pode ser mau, porque os pais podem querer que os filhos lhes assegurem um complemento de reforma - ahahah).
Também posso ser muito agressivo. E tenho escolhas. Posso andar a bater nas pessoas, mas também me posso inscrever numa escola de artes marciais!
Sim, todos temos livre arbítrio. Até o de aceitar com confiança o que a Vida nos vai trazendo, sendo "bom" ou "mau", segundo o ponto de vista do ego, não o do Universo que para esse, suspeito que sejam sempre oportunidades...

1 comentário:

Nela disse...

É! Suspeito o mesmo... hihihihi
Jinhos